segunda-feira, 5 de julho de 2010

COMEMORAÇÃO

Com direito a bolo, 92 velinhas, todos os amigos presentes e o pedido de um discurso, iniciaram a comemoração do seu aniversário.

Ela trazia o semblante elegante, a aparência calma. Com a voz quase firme, pediu silêncio, já não tinha mais a mesma potência vocal. Com o apoio de um microfone, iniciou o discurso...

Meus amigos, passei a vida querendo pegar a felicidade, nem que fosse pelo rabo, sem perceber que a corrida seria inglória. Cansei de me cansar e a danada, irônica que é, me permitiu apenas tocá-la, vez ou outra. Hoje, numa quietude forçada, percebo que ela gosta mesmo é de desprezo, não quer ser afagada por ninguém. Portanto, aquietem-se e ela vem.

Um dos filhos, único familiar presente, já que o asilo ficava distante numa cidade de difícil acesso, diz emocionado: é invejável a sua lucidez!

Ao que ela, sem movimentar a cabeça pra qualquer direção, responde:

Lucidez? Não, aqui não vivem lúcidos, aqui...

Sem terminar a frase, com ares de quem estava longe, distante, transformando aqueles segundos em horas e com um peso maior que o mundo, silenciara.

Passados aqueles instantes desconfortáveis, como se voltasse da própria vida, olhou demoradamente para os presentes e cortou o primeiro pedaço de bolo que, sorrindo, ofereceu para a sua gatinha que esperava acomodada no seu colo.

5 comentários:

  1. E ele parava, pensava e todos esperavam silenciosos a volta do seu devaneio...
    Por onde será que ele viajava????
    Saudades!!!
    E quando tocava a gaitinha, tirava da boca,batia na coxa,olhava do lado, com olhos rasos dágua...?

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo....sinto mudanças na sua obra...isso é sinal de mudanças internas, não? Com certeza sinto algo mais leve, Am I right? Congratulations single lady:) hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Neli, em breve você será ás na prosa. Congrats!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente emocionante...
    Parabéns.

    ResponderExcluir